domingo, 23 de agosto de 2015

Unknown Zone: 300

No Unknown Zone de hoje iremos falar sobre "Os 300 de Esparta", mundialmente conhecido pelo blockbuster de 2007.

300 é uma Graphic Novel de 1998, publicada originalmente em cinco edições pela editora Dark Horse. A história tem roteiro, desenho e arte-final de Frank Miller e foi pintada por Lynn Varley.


Foi vencedora do Eisner Awards em 1999, na categoria "Melhor Minissérie"

Esparta era uma cidade-estado da Grécia nos tempos antigos. Famoso por suas proezas militares, Esparta era uma das cidades mais poderosas da Grécia na época. No momento do nascimento, as crianças nascidas em Esparta seriam cuidadosamente inspecionados. Se neles fossem encontrados qualquer deformidade, se fossem talvez um pouco pequeno demais, ou um pouco doentio, eles seriam descartadas. Esparta só queria os melhores para serem seus cidadãos. Os meninos começavam a
treinar para guerras quase tão rapidamente quanto eles aprendiam a andar. Seus pais eram muitas vezes os únicos a instruí-los nesta idade precoce. Na idade de oito anos, os meninos eram retirados de suas mães e suas casas e enviadas para treinar para guerra, e as meninas também foram treinados para que elas fossem capazes de suportar rapazes fortes para ser grandes homens. Os meninos também aprendem a agir juntos como uma equipe e como sobreviver em circunstâncias difíceis. Depois de terem passado em um teste para provar sua força e prontidão, eles voltariam para suas casas vestindo o escarlate de Esparta.




A Graphic Novel descreve a Batalha das Termópilas, ocorrida em 480 a.C., quando apenas 300 guerreiros espartanos comandados pelo Rei Leónidas lutaram até à morte para refrear o avanço do exército persa que ultrapassava em um milhão para um dos guerreiros de Esparta, a comando do Deus/Rei Xerxes I no território grego. O combate atingiu o status de lenda, a ver que havia uma enorme desproporção entre as forças espartanas e persas.

A lendária batalha durou apenas três dias, nos dois primeiros dias os espartanos destroçaram a infantaria persa, em uma passagem estreita chamada de Hot Gates onde os soldados persas eram apenas números, ao terceiro dia um homem deformado, conhecido por Ephialtes, traiu o rei Leónidas e seus 300 espartanos, contando sobre a existência de uma segunda passagem ao rei Xerxes, deixando a morte dos bravos guerreiros sendo inevitável.

O conto termina um ano mais tarde na batalha de Platea, onde um exército grego agora unida prepara para a batalha final contra Xerxes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário