quarta-feira, 29 de julho de 2015

Por Dentro da História: Fogo, da Amazônia para a Liga da Justiça .

Olá, hoje começaremos com uma série aqui no Mestre dos Quadrinhos. "Por dentro da história" vai proporcionar que eu como autora e vocês como leitores conheçamos melhor a história de vários personagens do mundo dos quadrinhos. O enfoque maior será em personagens pouco conhecidos, como o de hoje.
  

 A Fogo (Fire) não é muito famosa pela galerinha que não está muito por dentro desse universo "nerd", e hoje vocês terão a oportunidade de ficar por dentro da história da super-heroina brasileira mais gata e conhecida da Dc Comics. Bom galera, a Fogo na verdade se chama Beatriz da Costa, e é chamada de Bea ou Bia.
Criada em 1979 por Nelson Bridwell, Ramona Fradon  e Victor Damião. Como já mencionado anteriormente, a Fogo é uma criação pertencente à Dc Comics; e a gata foi criada para participar da franquia "Super Amigos" que obteve bastante sucesso na época.
Beatriz é natural de uma tribo indígena localizada na Amazônia chamada de Gê. Em seu nascimento, foi predito por um líder religioso local que Bea seria dotada de poderes enviados pelo Espírito do Céu.  Na hora ninguém deu muita importância para o que um velho curandeiro estava dizendo, porém quando a Índiazinha completou 15 anos ficou notório que ele não estava blefando. Após conseguir domar seus poderes, Beatriz sai por aí se auto denominando Flama Verde. E chegou até a trabalhar na filial brasileira da Empresas Wayne.

Entretanto depois de "Crise nas Infinitas Terras" sua origem foi alterada. A atualização colocou Fogo como uma modelo carioca que se cansou do ramo da moda e foi trabalhar em uma agência de espionagem, antiga SIN ( atual Agência Brasileira  de inteligência). Um acidente acontece e Beatriz da Costa é  atingida por   raios piroplasmaticos que lhe deram poderes, tornando se capaz se ficar incandescente sob chama verdes e super força.
 A história não foi completamente mudada, e na atualização da origem da heroina diz que assim que a arma piroplasmatica explode os poderes do Espírito do Céu são ativados, Oi seja Fogo agora é capaz de voar. Um tempo depois a brasileira é  atingida pelo fogo de um Dragao, e com isso  se torna capaz de lançar bolas de fogo. Fogo consegue o aval e entra para a Liga da Justiça acompanhada de Gelo, sua fiel. E até se envolve amorosamente com Flash. Para finalizar, a carioca/india já participou do Guardiões da Globais e atualmente íntegra a equipe Xeque-Mate. Um fato que chama muita atenção, porém poucos sabem e que o pai de Fogo (atualização),  se envolveu no Golpe Militar brasileiro de 1964 como torturador.

Agora para concluir com a matéria, gostaria de deixar minha opinião exposta. Ao meu ver, fica claro que Fogo faz parte da gama de brasileiros estereotipados. Já que além de ser linda, carioca(ou índia), Beatriz já foi até dançarina de boate e stripper.  Nada contra, mas é sempre bom observar um lado "escondido" das coisas. 
Espero que tenham gostado, até a próxima. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário